É a Ciência que o diz, não sou eu...


Está visto que tinha de haver uma causa maior para o meu contínuo aumento de peso, e de facto existe. É uma causa médica, e essa informação esteve sempre à minha disposição, era só procurá-la na internet, escrevendo “depressão aumento de peso”. Passo a explicar:

Em pessoas cronicamente depressivas (como eu) os níveis de Serotonina (um neurotransmissor) são baixos. Havendo diminuição da Serotonina, a pessoa tem uma tendência a ganhar peso e a precipitar-se sobre tudo o que seja comida (hiperfagia), em particular hidratos de carbono e doces – basicamente, a história da minha vida desde há 10 anos para cá!

Pelo contrário, com níveis altos de Serotonina, aparece a anorexia. O ideal é andar no meio dos dois disturbios – se bem que uma anorexiazinha durante algumas semanas me faria muito bem...


A boa notícia é que existem medicamentos, como a sibutramina (comercializada sob o nome de Reductil) que aumentam a Serotonina, e que estão cada vez mais s ser utilizados nas dietas para perda de peso . Há também um medicamento, a fluoxetina, usada para o tratamento da depressão através do aumento da Serotonina, que também costuma proporcionar maior controle da fome.

A má notícia é que estes medicamentos mexem e muito com o sistema nervos central, só são vendidos por receita médica, e que o Reductil, por exemplo, custa acima dos 40€ e não é comparticipado.

E depois venham dizer que nós, os gordos, não somos discriminados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário