Hoje quero bater em alguém!



Até há bem pouco tempo existia um Fórum que eu consultava avidamente, todos os dias, onde postavam mulheres que, tal como eu, procuravam perder peso. Eu passava muito tempo a lê-lo e também participava. Mas de repente, sem mais nem menos, esse Fórum foi "apagado", e eu perdi o meu apoio virtual. Quase de imediato, aumentei 2 kgs.

Ando sempre a pesquisar, em busca de outros fóruns, blogs, comunidades, eu sei lá - mas não consigo. Até há blogs que poderiam ser interessantes, mas estão parados há muitos meses, alguns há anos. Encontrei uma que, coitadinha, pesa 65 e quer chegar aos 57. Tadinha, choro por ela!

Eu tenho 25 kgs a mais e a única coisa que oiço é "estás muito gorda, tens de ter cuidado", ou "estás grávida?", ou mimos do género, muitos deles por parte da minha própria família.

Falar é fácil. Mas emagrecer custa dinheiro e/ou apoio, e eu estou, neste aspecto, sozinha.

É domingo e eu aqui estou, diante do computador, a ver se a vontade de me empanturrar com hidratos de carbono desaparece... Hoje de manhã pedalei até S. Francisco, ontem passei para além da ponte, quase até ao Samouco... mas os fins de semana são muito difíceis, não há a rotina que tenho durante a semana, e que me deixa pouco tempo para pensar em comida.
E o aumento do peso continua, sem perceber porquê. Há uma semana, como tive de tirar um sizo e a cicatrização estava a complicar-se por causa de pedacinhos de comida que se alojavam no buraco, passei a uma dieta líquida. No Pingo Doce vendem-se umas latas de batidos substitutos de refeições, e é o que tenho feito.

Mas é impressionante: em vez de perder, aumento.

Estou perplexa. Já foi me foi eliminado o Dogmatil, um medicamento cujos efeitos secundários, acho, os tive todos: hiperprolactinémia, amenorreia, infertilidade, galactorreia, aumento do peito, aumento de peso...
Estou também a tomar um antidepressivo que também faz aumentar o peso. E agora comecei a tomar outro medicamento, o Seroquel, e vejam só - que surpresa! - também faz engordar, sobretudo nas primeiras semanas.
Há que optar: ou a minha saúde mental, ou a minha saúde física. Qual escolheriam? Pois, eu também não sei...

Dois médicos, de duas especialidades diferentes, falaram na possibilidade de me ser colocado o balão intragástrico - mas isso demora mesmo muito tempo, se tiver (como tenho) de recorrer ao eficiente Serviço Nacional de Saúde, para o qual reverte uma boa parte dos impostos que pagamos.
Contudo, nas consultas de obesidade tem de se esperar anos.

Sendo a obesidade a doença do século XXI, é-me difícil compreender a relutância dos médicos da caixa em nos recomendarem para o balão. "Primeiro tem que ver um endocrinologista" - E eu fui ao melhor endocrinologista do país, que me disse que "o balão ajuda, mas sabe que tem de fazer dieta para toda a vida". Eu sei isso. Mas apenas com uma dieta e algum exercício físico eu não consigo o tal arranque motivador: perder quilos a curto prazo.
Mas isso o que interessa? Sim, porque apesar de aquele médico ser conceituado inclusive a nível mundial, não me pode passar uma credencial para a consulta de obesidade em Sta Maria. Para isso, só o endocrinologista da caixa, e as consultas só têm vagas daqui a meses...

Sabem que mais? Se com 1.60m e quase 90kg me dizem que eu não preciso de nada dessas coisa (só a tal "força de vontade"), o melhor é mesmo comer desalmadamente até que chegue aos 120, 130kg e comece com problemas cardíacos, circulatórios, respiratórios, diabetes, hipertensão e tudo e mais alguma coisa que ponha em risco a minha vida de forma iminente.

Aí sim, de certeza que me põem logo o balão ou a banda gástrica, ou me fazem um bypass, ou seja lá o que for. E no fim de tudo, quando ficar com as peles caídas e flácidas, ainda tenho direito a cirurgia plástica e tudo!

E agora digam lá se vale a pena continuar a tentar perder peso sem ajuda médica... ou se não será afinal mais fácil perder esse peso ganhando-o primeiro.

15 comentários:

  1. Também sinto falta do fórum (suponho q falemos do mesmo), mas não desanimes! Como eu te compreendo na parte dos 25kgs! E as "top model" de 63kgs a querer ser anoréticas! Grrrrr...
    Escolher entre a saúde mental e a física... Off record: a médio/longo prazo, antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos, etc, também não favorecem a saúde mental, muito pelo contrário...
    E não penses nesses disparates de engordar para mais facilmente aceder às "maravilhas" no SNS!
    Eu estou aqui se precisares de apoio. É uma mera retribuição, pois o teu blog tem sido uma ajuda à minha motivação!

    Vou passando por aqui.


    Qq coisa, é só dizer! =)

    ResponderExcluir
  2. OI SOU Brasileira e vi seu depoimento e quero dizer que me identifico muito... faço tratamento para transtorno mental do humor , estive tomando também quetiapina de 100 mg por cerca de 1 ano e engordei 10 kg.. ( claro que foi também a danada da compulsão.... mas parece que este aumentou a minha... estou tomndo outro ha dois dias chama-se paliperidona ( vamos ver se não engorda..) mas compartilho seu sentimento por açucar e massas... basta 1 e a dieta já era!!! vinha seguindo estava com 75 chegeu a 70,5 ai comi chocolate e pães, doces no dia seguinte e fim da dieta... há cerca de 20 dias tento voltar.. mas uma coisa que talvez melhore sua sensação de " fome" é combinar melhor os alimentos. Leia sobre índice glicêmico ... porque as vezes um alimento ingerido só aumenta a fome ( mesmo sendo leve).
    boa sorte! ANE

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou brasileira tbm. Tenho pré disposição a psicose, tomo vários remédios e entre eles está o seroquel, tomava 500mg, mas como engordei 15kilos em 1mês minha psiquiatra diminuiu para 300mg. Mas já faz vários meses e eu contiunuo a engordar e como tenho problema no rim ( e estou em crise ) estou broibida de comer sal, só como frutas, líquidos ( mate o dia inteiro )e coisas diuréticas, mas continuo a engordar, a 2 dias resolvi parar de tomar o seroquel por conta propria sem avisar a médica. NUNCA faça isso!!! Estou sem dormir, me tremendo toda e a pouco parecia que ia infartar. tomei hoje e resolvi dar continuidade ao tratemento da minha saúde mental. De que adianta ser magra, linda e não ter paz?? Eu pesava 57 kilos e tenho 1,63m. Agora estou deformada. nem sei se já alcançei os 80. Tenho 21 anos. Mas COM CERTEZA prefiro ter saúde mental do que estar em "forma". É só questão de tempo, devo levar mais 1 ano ou 1 ano e meio para largar esse remédio, e aí terei os 2. Saúde mental e boa aparencia =)
    Beijos!!
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Também sou brasileira.. Venho procurado na net alguma coisa que me ajude a ter paz, além de informações sobre os remedios que comecei a tomar. Vou dizer uma coisa.. por tudo que ja li.. é apavorante o fato de saber que remedios que ajudam a cuidar da saude mental engordem tanto. Tenho 27 anos.. 1,66 e hj posso dizer que cheguei aos 95kg. Nao por conta dos remédios... Mas pq descuidei de mim. Cheguei em uma fase critica em setembro.. Desde entao tenho testado remedios que nao tem ajudado a melhorar meu humor. Os ultimos agora foral o Seroquel e o Carbolitium. Como já sou gorda.. estou morrendo de medo de ficar maior ainda. Sei q um dos meus principais problemas q me levou a depressão, foi o ganho de peso. Ai agora q vou ao psiquiatra ele me receita remedios que engordam!? To muito mal com isso. A vontade que da é de largar tudo e parar de tomar esses remedios.
    Sua força de vontade é de admirar Ana Luiza!
    Desejo que Deus Ilumine a todos!
    Poli.

    ResponderExcluir
  5. tou a passar pelo mesmo mas mesmo assim jà consegui perder uns 2kg .. tipo tente deixar de comer doces , beber sumos [s for o caso] comece por coisas pequenas [ é dificil , mas é o que mais faz engordar ] depois com o passar do tempo comece a comer sopa ao jantar , em vez de uma sobremesa [s esse for o caso] uma peça de fruta ou um yogurte .. e talvez aos poucos consiga emagrecer .. espero ter audado

    ResponderExcluir
  6. olá eu sou portuguesa tb tomo seroquel eoutros medicamentos, compreendo a vossa situação. Há 5 anos pesava 45 kilos com 1.60. depois começei a tomar medicamentos para depressão e engordei até agora 10 kilos. eu sei que até tenho um peso normal, mas reparem faço um regime incalculavel, é raro comer doces, só janto sopa, como imensa fruta e evito fritos e gorduras pois tenho colesterol muito elevado inclusive faço medicação. no entanto não paro de engordar o medico disse-me que poderia ser retenção de liquidos ou a obstipação horrivel que sofro. e faço tudo por comer verduras e frutas laxantes. não adianta. é como voçês dizem não se vive. sempre preocupada com o que como estou cansada. já não tenho roupa que me sirva. faço ideia o vosso caso que é bem mais grave. mas como vos disse eu faço imenso cuidado.

    ResponderExcluir
  7. Faço tratamento com seroquel a 2 anos e meio, agora estou estabilizada do transtorno bipolar, estou me sentindo bem, é claro neste período engordei 25 kg no primeiro ano de tratamento, só com o Amato engordei 5 kg em uma semana, e não consegui mais perder,mas não me arrependo, porque meu marido me ama mesmo após com todas as crises que ele acompanhou, fiz tratamento psiquiatrico com um excelente profissional que muito me ajudou a 'me" fazer entender.... eu optei por me sentir bem mesmo que gorda, os comentários tornam-se sem importancia quando pelo menos nos sentimos bem, sem vontade de bater em alguem, sem raiva, e quando a paz volta a reinar, é que vemos que o peso pouco importa, o que importa e estar bem e felis!!!
    Procura um psiquiatra de confiança e que consiga te transmitir isso, ele tem que ser teu aliado,e com tempo tudo passa, as coisas não acontecem de uma dia para o outro temos que ter persistência para que tudo se acerte. boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. é a vida é assim seu incompententes hahahahah

    ResponderExcluir
  9. Topiramato tomado em conjunto com seroquel emagrece sem aparentes efeitos secundarios. No entanto deve-se beber muita agua, para não afectar os rins..

    ResponderExcluir
  10. Ola...eu tomo 300 de seroquel e 200 de topiramato, e engordei 10 kg, ai, fikei com muita raiva, e diminui o seroquel para 100, mas não consigo emagrecer. meu médico não sabe, estou me sentido muito irritada psicologicamente, voltei a me cortar, e sei que é por falta da medicação, ando meio perdida. Meu diagnostico é depressão grave 32.3 , Transtorno de Pers. Borderline e Disturbio alimentar.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Pelo que vejo sua saúde mental está boa, apenas não consegue emagrecer. Já fui gordo na fase da adolescência, onde não tínhamos responsabilidades e não havia uma ocupação do meu tempo nas 24 h. Após entrar numa faculdade, ficava nas aulas e lendo quase todo o tempo não havia espaço para comidas extras. Agora, como profissional liberal, realizo atendimentos durante todo o dia, e às vezes não tenho tempo para almoço e o jantar fica de lado pois chego muito exausto em casa. Não seria o caso de você arrumar uma ocupação, um trabalho constante que te faça ficar longe da comida? Abraços.

    ResponderExcluir
  12. oi tambem tenho o mesmo problema .estive a tomar depressivos engordei 30 kg .agora para me livrar deles e k nao sei como ja experimentei uqase de tudo e nadaa resulta.....beijos.

    ResponderExcluir
  13. boa,noite eu tambem estou nessa ja faz 5 anos, tomo litio, seroquel,fluoxotina,bup,serenzo,geodon 80mg,,dalmadorm 30mg,dormonid,lorax,calde,lamitor.ontem eu estava desesperada,e procurei meu pastor ele propos a fazer uma campanha de 7 quinta feira so entao teremos uma soluçao,eu tenho fe,depois eu conto pra vcs

    ResponderExcluir
  14. Assustador a forma leviana com que se receitam ansioliticos e antidepressivos...Disciplina alimentar e exercicio fisico regular obviamente estão no topo das formas saudáveis de se perder peso...cortar com o pão, bebidas gaseificadas, álcool, bolos é fundamental, sendo que a melhor altura para se ingerir HC e açucares será depois de um treino de pelo menos 30 m (corrida, ginásio, bicicleta, natação etc), claro que os resultados estarão longe de serem imediatos, só após muitos meses é que os primeiros resultados começarão a aparecer, a chave é mesmo a persistência

    ResponderExcluir
  15. Olá, sou brasileiro, e tenho transtorno bipolar!! Tomo 200 seroquel xro, e trileptal 1800 mg! Tem 3 anos q faço o tratamento, e estou estável! Engordei 25 kgs, consegui perder 20, e não consigo emagrecer mais, é uma luta, mas não desanimo, sei oq vc está passando, e falo que vc tem q procurar um personal trainer, e explique para ele sua situação! Ele irá montar um programa de exercícios para vc, aconselho também a tomar termogenicos com cromo e sem efedrina ou qualquer estimulante, e claro diminuir a alimentação! Não desanime, terapia cognitiva me ajuda a estipula parâmetros, FORÇA VOCÊ CONSEGUE!

    ResponderExcluir